08/11/2016

07 dicas para lavar roupas de forma econômica e sustentável

Com simples ações você pode reduzir o gasto de água, energia e até do seu tempo

Lavar roupa é uma das tarefas que mais impactam nas contas de água e luz da sua casa, por isso, saiba como adotar hábitos sustentáveis para reduzir o seu impacto no meio ambiente e driblar o racionamento.

01) Repita roupa: não é porque você usou uma vez que a peça está suja, principalmente se forem casacos ou calças jeans. Avalie e veja se não dá para usar as roupas mais uma vez, antes de colocá-las no cesto.

02) Planeje: Uma lavadora de 5k consome em média 135 litros de água por lavagem, por isso tente lavar suas roupas apenas quando a máquina estiver com a sua carga completa. Uma boa dica é definir um dia fixo na semana para lavar tudo de uma vez. Isso, claro, se você não tem muita gente em casa.

03) Entenda e use os programas da sua máquina: os ciclos e volumes de água não estão ali sem motivo, eles foram pensados para otimizar o processo. O modo suave, por exemplo, é recomendado para roupas que não estão muito sujas, em que o motor trabalha menos e você poupa energia.

Então consulte o site do fabricante e veja as indicações para cada tipo de tecido. Aqui também tem uma tabela com os significados das etiquetas de roupas. 

20160311_posts_novembro_lavarroupa_1104x452

04) Agua fria: embora a água quente possa eliminar a sujeira das roupas mais fácil e rápida, a baixa temperatura também consegue fazer o mesmo. A água fria faz você economizar entre até 90% da energia elétrica gasta durante a lavagem e ainda oferece menos risco de danificar ou encolher suas peças.

05) Sabão: use a quantidade correta para evitar que suas peças fiquem manchadas, percam a maleabilidade e também dispensar a necessidade de um segundo enxague.

06) Produtos ecológicos: no mercado existem opções que danificam menos o meio ambiente, além de diluírem melhor e não deixarem resíduos nas roupas. Detergentes e amaciantes concentrados também são ótimas opções, uma vez que possuem menos água em sua produção e menos plástico na embalagem.

07) Olhar profissional: é importante fazer uma inspeção rotineira nos canos e torneiras da sua lavanderia, assim como da sua máquina de lavar.


Voltar

Compartilhar com
meus amigos

Facebook Twitter