23/08/2018

Como utilizar o FGTS para comprar um imóvel

Quer utilizar o FGTS para adquirir um imóvel, mas não sabe como funciona? Confira a nossa matéria!

O sonho da casa própria está presente na vida de muitas pessoas, porém, nem todas conseguem juntar dinheiro ou investir para poder adquirir um imóvel. Para facilitar a realização deste sonho, é possível utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mas você sabe como? Vamos explicar tudo nesta matéria, pegue papel e caneta!

istock-903035430

É preciso cumprir os requisitos

O FGTS foi criado na década de 60 com o intuitode ser uma segurança para o trabalhador demitido sem justa causa, e o dinheiro é mensalmente depositado pela empresa em uma conta do empregado na Caixa Econômica Federal. A partir de 1998, passou a ser possível utilizá-lo para comprar um imóvel.

Para isso, o empregado deve seguir alguns requisitos: 

  • Ter pelo menos três anos de lançamentos em sua carteira de trabalho, mesmo que não seja de forma contínua;
  • Não ser promitente comprador ou proprietário de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do território brasileiro;
  • Não possuir imóvel residencial no município onde pretende comprar o imóvel;
  • Trabalhar ou residir no mesmo município em que o imóvel que deseja comprar. 

Documentação necessária

Se você estiver dentro de todos os requisitos, reúna a documentação necessária para solicitar a liberação do dinheiro do seu Fundo de Garantia. Anote a lista:

  • Certidão de nascimento;
  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Comprovante de residência atualizado (com, no máximo, 3 meses após o vencimento);
  • Certidão de Matrícula e cópia do IPTU do imóvel que deseja adquirir.

Preste atenção nos valores

O FGTS, ainda que seja uma ótima opção para a compra da casa própria, existe uma restrição quanto ao valor máximo permitido pela legislação que o imóvel pode ter. Para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o limite é de R$ 950 mil. Para o restante dos estados, o valor é de R$ 800 mil.

Fique atento aos impedimentos

Existem alguns impedimentos quanto ao uso do recurso do FGTS. Não é possível, por exemplo, comprar imóveis comerciais, terrenos que já estejam com obras em andamento e imóveis de terceiros, ainda que sejam parentes ou cônjuges. O recurso também não é liberado para reforma de um imóvel ou compra de materiais de construção.

istock-691949286

Meu FGTS não cobre o valor total do imóvel, e agora?

Em muitos casos, o interessado na compra da casa própria não possui o valor total em seu saldo do Fundo de Garantia, portanto, você pode utilizá-lo para dar a entrada no imóvel, tendo como objetivo reduzir o valor das parcelas e o tempo de financiamento.

Ficou mais claro para você como utilizar o FGTS para comprar um imóvel? Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 


Voltar

Compartilhar com
meus amigos

Facebook Twitter