28/11/2016

Decoração com tapetes, um detalhe que faz toda a diferença

A decisão de ter uma casa bonita e cheia de estilo pode estar bem debaixo dos seus pés.

Tapetes trazem conforto, personalidade, charme e aconchego, facilitando o posicionamento dos móveis, delimitando e até melhorando a acústica do ambiente. Mas, se colocado de maneira errada, pode acabar com o restante da decoração, passar uma sensação de mau gosto e desleixo no ambiente. Por isso, é fundamental analisar o local que o tapete será colocado, assim como o material e a cor adequados para ele e também a rotina da família.

1104x452

01)   Tamanho: o ideal é que a peça tenha uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele. Entretanto, é bom ressaltar que é recomendado que o piso existente apareça, pelo menos, 20 cm em todos os lados.

02)    Estilo: se você tem um estilo moderno é possível ousar em tapetes geométricos. Já em um estilo clássico, o melhor é apostar em um de lã de algodão ou persas. Agora, se você não quiser errar, invista em um tapete felpudo. Ele fica bem em qualquer sala e ainda deixa o visual lindo!

03)   Cores: a escolha vai depender do seu estilo, do restante da decoração e do tamanho da sala. Os tons escuros diminuem o ambiente, já os coloridos combinam com um sofá neutro ou um estilo moderno. As cores neutras (bege, branco e cinza) são um coringa e ficam bem em qualquer tipo de sala.

04)   Material: prefira materiais resistentes a lavagens frequentes, como os de pura lã e o 100% náilon. Assim facilita a limpeza e ainda não acumula tanta poeira e ácaros.

05)   Formato: Não há regras para esta escolha, o importante é que a peça se adeque à sua personalidade, decoração e ao espaço. O clássico são os tapetes quadrados e retangulares. Mas, se você quiser ousar ou dar um toque descontraído ao ambiente, pode optar por modelos redondos.

06)   Segurança: uma boa dica para evitar acidentes é colocar uma fita adesiva ante derrapante embaixo do tapete. Assim, a peça fica fixa no chão, evitando tropeções e quedas.

07)   Manutenção: para cuidar melhor do seu tapete é preciso tomar alguns cuidados.

- Não deixar o tapete exposto ao sol, pois as cores podem desbotar.

- Remova as manchas instantaneamente, assim é muito mais fácil delas saírem.

- A poeira pode ser um inimigo e diminuir a vida útil do tapete, por isso, passe aspirador diariamente no sentido da trama e sempre lave seu tapete na lavanderia.


Voltar

Compartilhar com
meus amigos

Facebook Twitter