13/01/2017

Orçamento equilibrado em 2017

A importância de traçar metas financeiras para não ficar no vermelho e ter uma reserva para qualquer imprevisto

É comum aproveitar o início do ano para alinhar objetivos financeiros e começar a colocar os planos em ação. E esse é o momento perfeito para elaborar um bom planejamento. Afinal é agora que a maioria das contas bate à porta, como IPVA, IPTU, licenciamento do carro, material escolar das crianças, rematrícula e as férias, dentre muitos outros gastos que podem comprometer o orçamento de vários meses, se não bem organizado.

Mas é necessário ser realista na hora de criar suas metas, para que seja possível segui-las a risca.

Antes de mais nada, repense e analise as atitudes do ano que passou. Você gastou mais do que podia? Conseguiu poupar para a aposentadoria? Realizou o seu sonho? Viajou? Comprou a casa própria? Terminou 2016 com o orçamento negativo?

É um desafio, mas atente-se para as respostas, uma vez que seu plano atual deve tentar reverter tudo o que não conseguiu executar. Para manter o orçamento positivo é muito fácil: gaste menos do que você ganha. Porém, é difícil pôr isso em prática.

img_blog_600

Nenhuma mudança acontece do dia para a noite, mas não custa tentar, o seu futuro agradece. Siga algumas dicas para evitar tropeços em 2017!

  1. Faça suas comprar à vista;
  2. Pague suas dívidas;
  3. Cuidado com o cartão de crédito;
  4. Evite empréstimos;
  5. Compre somente o necessário;
  6. Guarde uma quantia todo mês;
  7. Pague tudo em dia, fuja dos juros

Voltar

Compartilhar com
meus amigos

Facebook Twitter