13/02/2017

Quarto para irmãos: saiba como decorar

Confira dicas para montar um cômodo compartilhado

 

Escolher a decoração de quartos de duas ou mais crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Manter o equilíbrio para caracterizar o ambiente sem fugir do gosto de cada uma é um dos maiores desafios na hora de optar pelos adereços. Mas há diversas maneiras de dividir o espaço e agradar a todos. Confira algumas dicas:

600x315.[3]

Escolhendo a cor
Invista em decorações neutras nas paredes e no mobiliário, além de fazer uso de itens como almofadas, adesivos e objetos pessoais para personalizar cantos específicos.

Roupas e brinquedos
Organização é um item valioso nessa situação. Deixe espaços individuais disponíveis, como cabides, caixas para brinquedos, guarda-roupas e cômodas para que os filhos guardem seus pertences e mantenham o lugar em ordem. Ao lado da cama, coloque um criado-mudo ou uma mesinha para deixar livros, revistas e fotos. Usar escrivaninhas com gavetas personalizadas também é uma boa opção.

Dividindo o quarto
Uma alternativa é separar o ambiente com uma cortina, uma estante, uma divisória ou, ainda, utilizar o próprio formato do quarto, como entradas e saletas. Em alguns casos, um pequeno móvel ou a própria cama já é capaz de “repartir” o cômodo.

Aproveite o espaço
Se o quarto for pequeno, invista em móveis compactos, que exerçam mais de uma função. As camas altas permitem criar um espaço de estudos abaixo dela. Beliches ou bicamas com gavetas também são boas escolhas.

Incentive a conexão
Crie um espaço dedicado à brincadeira. Um ambiente lúdico para ser compartilhado pelos irmãos proporciona estímulos para o desenvolvimento infantil.

Diferença de idade muito grande
A cor neutra é a mais indicada nesses casos, com os detalhes fazendo a diferença. Uma opção é tentar manter uma divisão imaginária para que irmãos tenham alguma privacidade. Outra ideia é deixar que eles desenhem algo na parede ou pensar em uma pintura personalizada.

Para adolescentes
Os quartos de adolescentes e jovens podem ter espaços dedicados aos estudos. Bancadas, estantes, lousas e armários podem ajudar na organização. Para a diversão deles, transforme o espaço para uma batalha de games ou maratonas de filmes. Use racks para acomodar os aparelhos eletrônicos.

Iluminação
Como um ambiente de descanso exige tranquilidade e aconchego, é interessante investir em luzes indiretas e instalar interruptores com dimmers. Com as lâmpadas reguladas é possível criar cenários e circuitos específicos.


Voltar

Compartilhar com
meus amigos

Facebook Twitter