06/02/2017

Varandas, um cômodo com 1.001 utilidades

O espaço a céu aberto tem amplo potencial para se tornar um recanto aconchegante e funcional

 

Cômodo quase onipresente nos apartamentos, as varandas oferecem inúmeras utilidades. Receber os amigos e a família, curtir uma música, ler um livro, deixar a casa mais bonita ou investir em um cantinho para relaxar.

A área pode ser aproveitada de diferentes formas para ficar mais atraente, confortável, harmônica e proporcionar atividades prazerosas. Confira algumas dicas de como dar uma nova cara ao seu terraço: 

580x476.[1]

Horta: é possível fazer uma horta vertical, que ajuda a economizar espaço. Escolha um local apropriado ao cultivo, normalmente, sem exposição ao sol intenso.

Churrasqueira: algumas varandas já dispõem o aparelho embutido, perto da pia. Há a opção também de churrasqueiras portáteis, fornos para pizza e fogões.

Flores e plantas: que tal um pequeno jardim ornamentado com bonsais, piso de madeira e pedras? Pequenas árvores frutíferas também podem ser boas alternativas. A jabuticabeira, por exemplo, é decorativa e deixa o ambiente agradável.

Espaço para leitura: poltronas, almofadas e mantas tornam o lugar tranquilo para ler o jornal matinal ou concentrar a atenção naquele livro que tanto gosta.

Lareira: a varanda também pode ser integrada com a área social, dispor de jardim e uma lareira pequena e discreta, tornando a sacada aconchegante.

Copa ao ar livre: se o ambiente for amplo e bem iluminado, pode ser o espaço ideal para receber convidados, além de permitir agradáveis refeições.

Com vista para o mar: posicione sofás e poltronas na varanda para admirar à vontade a natureza.

Cantinho pet: o terraço pode ser dedicado à criação dos animais de estimação. Investir em áreas de descanso, alimentação e de necessidades fisiológicas ajuda a manter a saúde do seu bicho de estimação.

Home office ou ateliê: aposte em vidros para proteger o seu “escritório” da chuva e do vento. Cortinas ou persianas ajudam no controle da luz.

Brinquedoteca: que tal dividir o espaço em categorias, como cantinho da leitura, das artes, da música e do estudo? A meninada vai adorar.

Área multiúso: por fim, você pode transformar o seu terraço em um lugar que contemple as funções já citadas! Escolha a melhor combinação para aproveitar o cômodo ao máximo.

 


Voltar

Compartilhar com
meus amigos

Facebook Twitter