SUA VIDA EM

Freguesia

Instituições de ensino


Imagine ter diversos colégios e faculdades perto de casa, com fácil acesso e ótimas opções educacionais? A Freguesia pode proporcionar isso a seus moradores, que dispõem de colégios como o Instituto Nossa Senhora da Piedade, o Intellectus, o Luiz de Camões e o Primus. Também abriga os campus universitários da faculdade Estácio de Sá, Faculdades Integradas de Jacarepaguá e Universidade Cândido Mendes.

O bairro está abastecido com ótimas opções de farmácias e clinicas e consultórios, que podem te ajudar em emergências, assim como o Hospital Rios D’or e o Hospital e Maternidade AMIU.



Áreas de lazer


O comércio da Freguesia se expandiu e tornou-se o segundo maior da baixada de Jacarepaguá, apenas atrás do centro de Taquara. Diversas áreas de lazer, que também são centros comerciais, como o Quality Shopping, estão na região, trazendo cursos, lojas, playgrounds, teatro, boate, cinema, etc.

O bairro também conta com bares e restaurantes, os quais têm formado um centro gastronômico entre as ruas Araguaia, Xingu, Ituverava e estrada de Jacarepaguá. Nessa localidade é possível encontrar o restaurante Tio Frank, com 30 anos de tradição e também o vencedor do Comida di Buteco de 2012, o Boteco Nordestino Carioca. A Freguesia ainda conta com 310 mil m² dedicados ao Bosque da Freguesia, uma área verde e tranquila para caminhar e relaxar.





Transporte


Uma vantagem da região é a proximidade das vias urbanas de mobilidade, como a Linha Amarela (acesso à Barra da Tijuca, Ilha do Governador e Subúrbio) e a Autoestrada do Grajaú-Jacarepaguá (acesso à Grande Tijuca e Zona Central). De acordo com os planos para as Olimpíadas do Rio em 2016, também existe o projeto de expansão das vias próximas com a Transolímpica (Recreio-Deoro) e da Transcarioca (Barra-Galeão). As principais ruas de locomoção do bairro são: Av. Governador Carlos Carlos Lacerda, Rua Ituverava, Rua Potiguara, Rua Tirol, Rua Edgard Werneck, Estrada de Jacarepaguá e Estrada do Gabinal